quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O sentido do Adeus...

Nunca entendi ao certo por que é tão difícil dizer adeus. Uma pequena palavra, mas de tanto peso e significado dentro de nós. Que demora tanto a sair. Diz-se até logo; diz-se até breve; diz-se volto já; mas não se diz adeus. Por que será que é tão difícil? Ora, é apenas uma palavra como outra qualquer, como casa, cama, mesa, noite, lua, dia, vida. É uma palavra que quando se pensa em dizer, desiste-se e troca-se por outra de mesmo sentido, mas nunca o sentido real.
Quando ela vem, sobe das entranhas para a garganta, arranhando, arrastando, amargando como fel.
Parei então de tentar entender o porquê de não se conseguir dizer adeus. Talvez por não querer conhecer o sentido real do adeus. Um dia, como quem tropeça numa pedra, ou num conceito, esbarrei na resposta para ao que havia silenciado como um vulcão inativo.
Durante uma conversa um amigo me falou: Xico, “quando se diz adeus, uma parte da gente vai junto com a palavra.Com ela, provavelmente, se vá algo de muito bom que fora plantado em nós durante o longo tempo que antecedeu ao adeus, porque adeus é ponto final, é encerramento de um parágrafo, mas também pode ser o encerramento de um livro, que mesmo quando relido inúmeras vezes não repete aquele mesmo prazer da primeira leitura."
O adeus tem seus paradoxos também, por isso preferimos dizer alguma coisa que pareça, mas que não seja adeus. Automaticamente entendi o porquê de não conseguir dizer adeus, assim como também descobri o som e o sentido do silêncio.

Xico Fredson!

Nenhum comentário:

Postar um comentário